top of page

 

 

SOBRE O TRABALHO

 

 

 

 

IMG_4762.PNG

    "Não é um processo fácil sairmos do casulo, mas só assim,

conheceremos nossas asas"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEPOIMENTO

Sou Sandra Tavares, artista visual e ceramista.

Desde criança me expresso através das artes.

Entre desenhos, sapatilhas e livros percorri um longo caminho antes de me dedicar exclusivamente às Artes Visuais. 

Na escola, as aulas de dança e desenho eram as preferidas. O movimento sempre esteve presente em minha vida através da dança clássica e contemporânea. Cresci embalada pelos rigorosos e regulares ensaios de ballet clássico entre coxias e camarins e viagens em busca de uma perfeição inatingível.  Trabalhei muitos anos na área de saúde criando elos através da alimentação. 

Mais tarde ingressei na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro (UFRJ) e me encantei com as possibilidades da escultura. Já formada, aprofundei meus  estudos em cerâmica na oficina do Museu do Ingá em Niterói. 

Percebi o quanto a disciplina e a persistência na repetição dos movimentos da dança me ajudaram a construir minha história com a cerâmica. 

Me expresso através das linguagens tradicionais das artes plásticas (Escultura, desenho e gravura)

Em minha poética falo de temporalidade e memória, do humano e de suas redes, da interdependência e das conexões que tem o poder de aproximar ou distanciar as pessoas. 

 

MINI BIO

Carioca, Sandra Tavares vive e trabalha em Niterói (RJ).  Graduada em Nutrição (UFF), Ballet clássico e Escultura pela EBA/UFRJ, passou um longo período de sua trajetória profissional trabalhando na área de saúde.

Hoje dedica-se exclusivamente a cerâmica e às Artes Visuais 

Pesquisa de modo empírico o movimento e a forma circular, passeando entre a bi e a tridimensão. Explora tanto questões relativas a escultura, quanto questões existenciais como os sentimentos e as questões humanas. Seu processo criativo nasce intuitivamente através das técnicas de modelagem manual e é do barro que surge os primeiros passos para a construção do seu trabalho. Utiliza como suporte para essa pesquisa a escultura, o desenho, a gravura, abrindo espaço para novas experimentações estéticas, através de suportes múltiplos. 

Frequentou curso de Extensão em Arte Brasileira e História da Arte Contemporânea na UFRJ em 2008, Oficina de Cerâmica do Museu do Ingá ,Curso de Arte Contemporânea/ MAC com Daniela Labra, Oficina de Monotipias e Gravura no Ateliê Gráfico Tarlatana no Calouste Gulbenkian 2019

Curso de formação em Arteterapia com Denise Vianna. Desde 2008 participa de exposições coletivas como Novíssimos _ Galeria de Arte IBEU,  FAN Fundação de Arte de Niterói/RJ, Zona Oculta_ Centro Cultural da Justiça Federal/RJ, CEDIM/RJ,  Agregados_SESC RJ,  III Salão de Artes Plásticas de São José do Rio Preto/SP, ICG _ Instituto Cultural Germânico Niterói/RJ, Centro Cultural dos correios de Niterói 2021 entre outras.

 

 

 


 

bottom of page